Um Tabuleiro de Inclusão e Diversidade: A Celebração do Dia Internacional da Discriminação Zero

03-03-2025

No passado sábado, o Pavilhão do CRPF Lavra foi transformado num autêntico tabuleiro de xadrez, onde cada peça teve um papel fundamental na construção de uma manhã de união, partilha e respeito pelas diferenças. Em comemoração ao Dia Internacional da Discriminação Zero e ao Dia Mundial do Autismo, o evento foi uma verdadeira celebração da diversidade, onde todos foram convidados a participar, independentemente das suas origens, habilidades ou desafios.

À semelhança de um jogo de xadrez, onde cada peça tem um papel único e insubstituível, o evento contou com a presença de jogadores de todas as idades e capacidades. Desde as torres que representaram a base sólida das atividades do evento, passando pelos cavalos que, com sua agilidade, garantiram momentos de interação dinâmicos, até os bispos que, com a sua visão transversal, simbolizaram a inclusão e o olhar atento a todas as realidades.

A rainha deste evento foi, sem dúvida, a capacidade de transformar o xadrez numa ferramenta de integração, que atravessa barreiras e aproxima diferentes mundos. Durante o Torneio Simultânea de Xadrez, os participantes, incluindo as crianças autistas do projeto Infinite Chess, foram as verdadeiras peças-chave desta celebração, mostrando que, independentemente das suas diferenças, todos podem ocupar um lugar de destaque.

As peças menores, representando a importância dos pequenos gestos de cada participante, não ficaram atrás. Cada um dos presentes foi essencial para que a manhã fosse bem-sucedida, dando um toque especial à dinâmica do evento, como peões que, com perseverança e esforço, avançam no tabuleiro e fazem a diferença.

O evento foi também marcado pela presença das mestres internacionais Jussara Chaves e Joara Chaves, cujos conhecimentos e experiência elevaram o nível da competição e deram brilho ao torneio, inspirando todos os participantes a avançar com confiança, como as torres que, com firmeza, enfrentam os obstáculos e abrem caminho para a vitória.

Este evento, organizado pela Chess2all - Assoc. sem fins lucrativos -Xadrez Social e Inclusivo e apoiado pelo Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, foi uma verdadeira movimentação no tabuleiro da inclusão, onde cada movimento foi uma oportunidade para reforçar a importância da igualdade e do respeito, conceitos fundamentais que o xadrez, com a sua profundidade e complexidade, tão bem ensina.

No final, o que realmente ficou foi a sensação de que, no xadrez como na vida, todos têm o seu papel e a sua importância. A vitória não se mede apenas por quem ganha o jogo, mas pelo quanto conseguimos avançar juntos, respeitando as diferenças e aprendendo uns com os outros. E, nesse sentido, todos foram vencedores naquela manhã, numa partida inesquecível de amizade e união.

#juntossomosmaisforte