Mensagem do Presidente
70º aniversário do CRPF Lavra

Nuno Teixeira - Presidente
Boa noite a todos e a todas,
Como presidente da Direção do Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, saúdo a Exma. Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dra. Luísa Salgueiro, e peço que, em seu nome, todos os presentes se sintam saudados e cumprimentados.
Hoje celebramos o septuagésimo aniversário do Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, uma instituição nascida a 27 de janeiro de 1955, numa época exigente, numa altura em que a comunidade local unia forças para construir e trabalhar em prol do bem comum. Na realidade, a dificuldade aguçou o engenho e, de mãos postas à obra, com baldes de cimento e areia, máquinas e tratores, com o suor humano de tantos e tantas que passaram por esta casa, erguemos os seus alicerces. São essas pessoas que, com o seu esforço e dedicação, ajudaram a que a nossa instituição permanecesse viva e com vitalidade até aos dias de hoje. Por isso, somos gratos a todos aqueles que se entregaram à causa e ao amor pelo Centro de Todos Nós. Agradeço e peço a todos os presentes neste jantar comemorativo uma calorosa salva de palmas em honra e memória de todos os que estiveram e estão presentes na história da nossa instituição.
O CRPF Lavra, assim nasceu, assim cresceu e se desenvolveu. Passados 70 anos, os ideais e princípios que queremos para a nossa instituição, ajustados aos tempos e à realidade de hoje, continuam a ser os mesmos da nossa fundação. São eles o forte e coeso sentimento de comunidade, o trabalho e serviço em prol do próximo, a formação cívica dos nossos atletas através do desporto, a inclusão, a igualdade e o serviço a todos, para todos. Somos e queremos continuar a ser uma casa de portas abertas para a comunidade, pois uma instituição fechada em si mesma não cumpre os seus objetivos, não tem futuro e não se compromete com uma sociedade mais justa e igual. O desporto é movido por valores; ele pode ser a forma de mudar mentalidades e construir um mundo mais fraterno.
Como o nosso próprio nome diz, somos o Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, mas não estamos, nem queremos estar, restritos a Lavra. Somos orgulhosamente de Matosinhos, terra de horizontes e mar, terra que tem no trabalho e nas suas gentes a maior virtude e força. Somos, desde os nossos primórdios, terra de pescadores e lavradores.
Nascemos com o teatro e o cinema, dançamos e cantamos com o folclore popular, lutamos nos ringues, partilhamos momentos de amizade através dos jogos populares, criamos festas e momentos de diversão com o jogo das cartas. Fomos o centro comunitário em muitos momentos. Como diz o poeta, "o mundo pula e avança", e em determinado momento ajustamo-nos às necessidades e criamos a secção desportiva de hóquei em patins, que continua a ser uma força motriz na nossa instituição. Em 2015, mudamos de casa, deixámos as saudosas instalações do Marreco e passámos para as atuais instalações da Agudela. Nessa altura, criámos uma secção desportiva nova, a patinagem artística, que cresce e floresce e pode vir a ser uma grande força no CRPF Lavra e na parte norte do concelho de Matosinhos, caso existam as condições necessárias.
Mas, como nesta casa somos constantemente insatisfeitos e buscamos sempre novos desafios, vivemos com o sentimento de servir, e não de ser servidos. Abrimos as nossas portas ao social, à inclusão, à igualdade, ao verdadeiro desporto — aquele que é puro, que tanto nos ensina na vida e que para nós é um exemplo de superação. São momentos únicos de verdadeira emoção, onde os nossos jovens atletas, tanto da formação de hóquei em patins como da patinagem artística, podem viver experiências que os marcam para a vida. A interação com aqueles que, diariamente, têm de superar as suas diferenças é para nós uma fonte de inspiração. Que gratificante é ter amigos aqui presentes com quem tanto aprendemos e que tanto nos ajudam.
O CRPF Lavra é isso, mas também é desporto escolar, envolvimento e presença na comunidade escolar. Como disse antes, não estamos fechados em nós mesmos, mas abertos e envolvidos com a nossa comunidade.
Um exemplo disso é o projeto das AECS, que há cerca de 7 anos temos em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Município de Matosinhos, no âmbito do projeto curricular local. Cerca de 400 alunos, anualmente, praticam as modalidades de patinagem e hóquei em patins nas nossas instalações.
É, sem dúvida, a mola impulsionadora da nossa formação, o berço do projeto desportivo desta casa. Agradeço ao Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos e ao Município de Matosinhos por confiarem em nós e por trabalharmos juntos como uma verdadeira equipa.
A missão do CRPF Lavra só é possível também graças aos nossos parceiros e entidades amigas que aqui estão presentes e a todos os outros que, por motivos diversos, não puderam comparecer. Um bem-haja a todos vós. A responsabilidade social das vossas empresas é crucial no nosso percurso.
O CRPF Lavra é feito de pessoas, e são muitas as pessoas que fazem acontecer diariamente esta instituição. A todos vós, em nome da direção, um agradecimento muito especial.
A família é o nosso berço e refúgio, e, ao mesmo tempo, é quem sofre com a nossa ausência, com as nossas dificuldades, com os nossos problemas e más disposições. Agradeço à minha família e à família dos que me acompanham, por terem paciência, por nos entenderem e por nos apoiarem.
Desculpem a sinceridade, mas deixei para o fim o mais importante: a verdadeira razão e sentido de existir do atual CRPF Lavra. Os nossos 250 atletas, patinadores de hóquei e de patinagem artística, são a verdadeira razão da existência do CRPF Lavra. É com um sentimento forte e o coração cheio que os vemos crescer em todas as dimensões.
Cumpre-se assim a missão e o sentido da nossa instituição: servir a comunidade e trabalhar pelo bem comum!
Parabéns e longa vida ao CRPF Lavra!
O Presidente
Nuno Teixeira